Curtir
Terça, 17 de Setembro de 2019

A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER UM CONTRATO COM SEU CLIENTE

06/09/2019 18:03

É sabido que além da concorrência desleal, que afeta a lucratividade do empresário, outra situação que pode trazer prejuízos é o consumidor de má índole, que muitas vezes se aproveita do respaldo encontrado na lei, que normalmente considera o consumidor como a parte mais fraca na relação comercial, e por falta de pequenos cuidados do empresário no fechamento da negociação, busca lucrar de alguma forma, às custas do prestador de serviços, do comerciante.

Uma das falhas que é comum acontecer, é o empresário deixar de elaborar um contrato referente a negociação que está fazendo com seu cliente, importante frisar que não importa o tamanho do seu negócio, a elaboração de um contrato poderá inibir ou diminuir muito, possíveis prejuízos, diante de um consumidor de má índole.

Talvez pelo costume ou pela falta de informação, nem sempre é dada importância a devida elaboração de um documento escrito, no momento de celebrar uma negociação, como uma venda, uma locação, uma compra, uma prestação de serviço ou qualquer outra coisa.

Entre várias funções de um contrato, pode se estabelecer o como é o serviço que você presta, ou o que você vende. O que está incluso ou o que não está. Qual o preço e sua forma de pagamento. O que ou qual a causa que pode se rescindir o contrato. Quais as consequências desta extinção. Quais as garantias. Se o cliente não pagar ou se atrasar o pagamento, quais as consequências e assim por diante.

Assim, pode se perceber que são inúmeras situações que podem e devem conter no contrato, para a devida garantia tanto empresário, quanto de seu cliente.

A modernidade, a velocidade das informações, o encurtamento de nosso tempo diante de tantos afazeres em nosso dia-a-dia, não deixa mais margem a negociações só de boca, só do antigo “fio do bigode”, esqueça o que há poucos anos era comum ouvir: “ conversamos e já está tudo acertado”, pois, nos dias de hoje, já não há mais espaço para se presumir que “palavra dada, é palavra cumprida”.

Verifica-se desse pequeno apanhado que o contrato é um mecanismo extremamente importante a nortear as negociações, é nele que se delimita os direitos, os deveres e as garantias de cada parte.

Por isso, o contrato deve ser muito bem elaborado para que possa cumprir da melhor forma possível seu objetivo, qual seja, proteger o direito dos negociantes, logo, na elaboração de cada contrato se deve analisar especificamente a situação, mesmo que ela tenha similaridade com outra, pode, uma situação específica, não apontada no contrato, ter um resultado totalmente indesejável.

Um contrato bem elaborado, é sinônimo de garantia, é sinônimo de segurança negocial. Lembre-se, tentar cortar gastos nessa área pode render uma bela dor de cabeça mais tarde.

O Escritório Wanderley Neves & Advogados, atua em diversas áreas do direito e tem profissionais capacitados para orientá-lo. (041) 3673-5566 – WhatsApp 98456-0357.

Excelente final de semana!


Últimas Notícias

06/09/2019 18:03 - A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER UM CONTRATO COM SEU CLIENTE
18/04/2019 13:22 - LOCAÇÃO RESIDENCIAL - 30 MESES OU MENOS?
18/01/2019 07:36 - Materiais escolares que não podem ser exigidos
17/01/2019 13:41 - PERDA DA CNH POR CONTRABANDO OU RECEPTAÇÃO.
24/11/2017 16:00 - Reforma Trabalhista - Vamos conversar um pouco
20/05/2016 16:14 - Servidão da advocacia